sábado, 27 de setembro de 2014

UM COLISEU NO INTERIOR DO CEARÁ

                            Um coliseu no interior do Ceará!


         Vespasiano, imperador de Roma, em 79 D.C. em carta ao seu filho Tito:
       “Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu , imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões.
        De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Coliseu. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória.
       Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa : onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma e sempre que o olharem dirão : Estás vendo este colosso ? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou.
       Outra vantagem do Coliseu : ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de necessidade.
       Moralistas e loucos dirão que o mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Até um cego vê isso. Portanto, deves construir  esse estádio em Roma.
       Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase : Para seduzir o povo, pão e circo. Esperarei por ti ao lado de Júpiter.” ( * )
      
        Vespasiano e Tito devem ter virado em seus túmulos, pois não é que resolveram imitar o seu colosso em Roma; e, pasmem a imprensa brasileira descobriu nesta semana que no interior cearense, numa cidade chamada Alto Santo , que dista 243 quilômetros de Fortaleza, estão construindo um estádio no formato do Coliseu, com capacidade para 20.000 pessoas e a cidade, conforme censo de 2010, tem uma população de 16.359 habitantes, e nem sequer tem atualmente um time de futebol ativo.
        A população local é dividida quanto à obra faraônica, para o local, uns aprovam e outros não, especialmente porque aterraram um açude para construção da obra, numa região em que se sabe que a seca tem presença obrigatória de quando em quando.
        A ideia de construir esse descalabro aos cofres públicos surgiu no fim da década passada, quando o ex-prefeito de Alto Santo , Sr. Adelmo Aquino, visitou Roma e ao visitar o Coliseu, local obrigatório a todos os visitantes, o Coliseu , uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, tendo na ocasião se encantado pelo mesmo e logo pensou em construir um estádio de futebol em sua cidade imitando a arquitetura do Coliseu.
       A data prevista para sua conclusão é o início de 2015 e os recursos para sua construção são divididos entre a prefeitura e o governo federal, segundo divulgado essa semana pela imprensa.
A foto em primeiro plano é da obra de Alto Santo e em segundo plano as ruínas do Coliseu em Roma.
Qualquer semelhança entre o conteúdo da carta de Vespasiano ao seu filho Tito, com a realidade política brasileira , é mera coincidência . Ou você acha ao  contrário ?
     Esses envolvimentos com construtoras são antigos, bem como a prioridade dada a obras visíveis aos olhos dos munícipes, em detrimento àquelas que são de extrema prioridade, porém não são vistas a olho nu, portanto, não promovem os políticos ,exemplo típico : saneamento básico e em especial “esgotos”.
      Em nosso país é assim, todos pensam muito grande, quanto mais caro melhor, e tem que ser algo que envolva construtoras, grandes contratos , portanto. Porque será ?
                       
       
(*) Essa carta é parte integrante de um capítulo

               do  meu livro Crônicas de um brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário