sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O BRASIL É SOBERANO !

       O Brasil é soberano !

     Na noite de domingo, dia 26 de outubro de 2014, dia de eleições, 2º turno, alguns estados para governadores e, o mais importante, a nível federal: para presidente da República Federativa do Brasil, após as 17:00 h , nos estados que houverem segundo turno para governadores , as pesquisas de “boca-de-urna” já divulgarão os resultados, que normalmente são compatíveis com os definitivos apontados oficialmente nas urnas. Mas, para presidente, somente após as 20:00 h , pois conforme a lei eleitoral a divulgação de pesquisas de “boca-de-urna” e até mesmo as apurações parciais são proibidas , devido ao fuso horário de alguns estados ao norte do país cujas votações só terminarão às 20:00 h (devido ao fuso e também horário de verão – hora de Brasília).

      Portanto, às 20:00 h as pesquisas serão divulgadas, como também as apurações parciais para presidente ou talvez até o resultado definitivo da votação. Nesse momento o cidadão tomará conhecimento do seu novo presidente da república ou a continuidade da presidente hoje no poder.

    Independentemente, para o Brasil , qual seja o eleito a se diplomar pelo STE como Presidente da República para o mandato de 2015 a 2018, o país continuará sua trajetória iniciada pelo governo português no século XVI. O país continuará, a vida econômica e política também ; enfim, o país sobreviverá; não acabará.

   Se a oposição ao atual governo ganhar as eleições, o novo mandatário , no caso Aécio Neves , representando o PSDB, iniciará uma nova fase governamental no país, e deverá fazer aos 70 milhões de eleitores o prometido em campanha, e como o apelo é de um governo solidário, imparcial, generoso, e voltado a novos programas de reconstrução nacional , tanto na economia como nas necessidades básicas dos brasileiros, como segurança , educação, saúde e honestidade , incluindo a transparência. Um governo do povo, pelo povo e para o povo (como dizia Abraham Lincoln – Ex-presidente dos EUA) independente de sua bandeira política, portanto, um governo para cerca de 140 milhões de eleitores e, no universo populacional, 203 milhões de brasileiros.

    Caso o governo da situação se reeleja, o Brasil de mesma forma não irá acabar, vai continuar sua trajetória de “gigante por natureza”, e o eleito deverá cumprir suas promessas aos 70 milhões de eleitores que endossaram sua continuidade no poder. Provavelmente com responsabilidades maiores, pois o embate eleitoral foi duro pelos desmandos em nossas empresas e bancos públicos, corrupções, inflação latejante e economia estagnada, alianças com países não dignos do povo brasileiro, e sem esquecer nas manifestações de descontentamentos em massa ocorridas em meados de 2013.

   Não importa o presidenciável que vença as eleições, importa sim o nosso Brasil varonil, com seus 8.515.767 km² de área territorial, rico em terras férteis, ideais para o tornarem realmente o celeiro do mundo, tanto em grãos, frutas, hortaliças e como em carnes bovinas, suínas e de frango. País com reservas minerais: ferro, manganês , bauxita e nióbio , minerais nobres , de água, de florestas e de vasto litoral, fronteira continental de plataforma marítima sobre lençóis gigantescos no pré-sal de petróleo, que inevitavelmente levará o país a uma posição de destaque no fornecimento mundial de petróleo além de energias renováveis, como o etanol e o biodiesel.


   O Brasil é soberano não somente às outras nações, mas também aos próprios governantes por mais tempo que determinados partidos fiquem no  poder, sabe-se lá como o conseguem. As riquezas brasileiras não possuem donos partidários, pertencem ao povo brasileiro. Não foram as nossas terras, florestas, minérios ,incluindo o pré-sal, feitas ou produzidos pelo PT ou PSDB, são riquezas inerentes à terra. O governo atua em nome do povo; e , assim esperamos que ocorra para o bem do Brasil e dos nossos descendentes que herdarão a nação que nós lhes deixarmos , que deverá ser independente , produtiva, competitiva, potência mundial e democrática como os gregos já apregoavam ao criarem a democracia e, acima de tudo SOBERANA, com letras maiúsculas , livre de acharcadores de suas riquezas nem que sejam transformados em Rei Midas, que conforme a mitologia grega em tudo que tocava virava ouro , mas no caso que seja ao inverso, se tocarem em ouro público que virem estátuas mesmo que sejam de ouro, mas petrificadas , pois estariam banidos da vida política.

Crônica de Gilson Marcio Machado
publicada no jornal Tribuna Regional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário