sábado, 4 de outubro de 2014

O ÚLTIMO CONFRONTO DO PRIMEIRO TURNO

                    O ÚLTIMO CONFRONTO DO PRIMEIRO TURNO
                                                                                                                   Por Gilson Marcio Machado


    Na noite desta quinta-feira, dia 02 de outubro, foi realizado o último debate político dos candidatos à presidência da república. O palco do confronto foi nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro, sob a mediação do jornalista Willian Bonner.
  Os candidatos que mais se destacaram foram Aécio Neves e Dilma Rousseff, com uma boa dianteira de Aécio pela sua firmeza e postura ao responder as perguntas e em fazê-las, ressaltando que não necessitou de nenhuma anotação para consultar a qualquer questão; não foi o caso de Dilma que desfolhava a todo instante uma espessa apostila de dados.
   Aécio questionava com firmeza e respondia de pronto às questões que lhes eram dirigidas, mostrando familiaridade com os assuntos de interesse nacional. Dilma, por vezes esquivava-se das perguntas e por vezes, mesmo tentando mostrar domínio dos assuntos de governo, não convencia com suas respostas , e por vezes era repetitiva como se tivesse passado por um teste oral antes do debate.
   Marina da Silva mostrou-se um tanto despreparada para confrontar os dois outros candidatos do G-3, nome dado pelos próprios candidatos, aos três melhores colocados nas pesquisas. Marina demostrava uma postura de humildade perante seus opositores e não conseguia ser convincente com suas colocações.
    Todos os candidatos falaram em programas de governo, principalmente Marina e sempre mencionando que somente ela o tinha, mas ninguém efetivamente apresentou algum programa. Dilma dava a entender que o seu governo e sua continuidade já seria o programa; Aécio falava que estava preparado para a presidência e chegava a convencer.
   Os candidatos Levy Fidelis (PRTB), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) chegaram a se agredirem moralmente por motivos até alheios ao interesse público. Já o Pastor Everaldo (PSC) mostrou sua tranquilidade de pastor e demonstrou nitidamente apoio a Aécio Neves auxiliando-o em seu espaço de tempo com perguntas que atingiam a candidata à reeleição.
   No balanço geral pode-se afirmar que o governo de Dilma foi bombardeado com munições dos escândalos do mensalão e da Petrobras, alta da inflação, economia em recessão, falta de uma política energética, o programa PAC todo inacabado e engavetamento de vários programas essenciais ao país. Sua fala na última Assembleia Geral da ONU foi severamente criticada que a mesma chegou a pedir direito de resposta que lhe foi negado.
   Marina da Silva recebeu críticas contundentes de Dilma, do Aécio e também de Luciana Genro, que aliás mostrou que mais estava lá para protestar contra todos do G-3; a ponto de Aécio ser ríspido e enérgico com ela, num momento que chegou a deixar bem claro a que ela estava lá.
  No balanço geral, repetimos, ninguém mostrou nenhum programa, as falas de Dilma mais pareciam falas de palanque, daquelas que despertam desconfiança; Marina mostrou insegurança, Eduardo – Fidelis – Luciana mostraram rebeldia e Everaldo mostrou que realmente é um pastor.

  O candidato que mostrou mais competência foi o Aécio e em     segundo plano a Dilma e aparentemente quem deve ter perdido alguns pontos foi a Marina ; e, deve tê-los perdido ao Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário