sábado, 7 de fevereiro de 2015

ÁGUA - O CAOS ANUNCIADO !

                                               Água – O caos anunciado !

     O governo paulista desde o ano passado tem alardeado, apesar de muitas autoridades e técnicos contradizerem, que não haverá racionamento ou rodízio de água na cidade de São Paulo.

          Há poucos dias, mais exatamente dia 27 de janeiro de 2015, o Diretor da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto, soltou uma bomba para atordoar qualquer pessoa – a continuar os atuais níveis de chuva, haverá sim racionamento nas regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, e de forma a não deixar dúvida alguma quanto a sua severidade, pois seria  cortar a água por 5 dias e liberá-la por 2 dias, isso mesmo, 5 dias sem e 2 com. O Sr. Paulo Yoshimoto não tem papas na língua e não camufla de forma alguma a realidade dos fatos; há cerca de um ano soltou outra afirmação numa reunião da Sabesp ,não menos bombástica que esta atual :

“Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias. Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, não vai ter água para banho, para limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter”

         É fácil de presumir de que a água passará a ter um valor tão expressivo quanto a um cantil de água geladinha em pleno deserto do Saara a algum viajante perdido.

        Se as previsões do Sr. Yoshimoto se confirmarem a água será objeto de furto e latrocínio, pois 5 dias de torneiras secas ninguém aguentará, poderá até roubar e matar por ela. O seu valor no mercado negro será tão significante igualmente aos tempos da antiguidade em que o sal e o açúcar eram moedas de mercadores, ou então produtos usados para escambo.

        Ato contínuo à divulgação dessa declaração de Yoshimoto, desencadeou em São Paulo uma corrida às lojas para compras de recipientes para líquidos, tipo grandes lixeiras plásticas, tambores metálicos , caixas d’água e o  próprio líquido em garrafões plásticos. Já vi pelas ruas vendedores ambulantes com seus veículos utilitários explorando o novo nicho de mercado : Recipientes para água. Se o racionamento vier, teremos também o comércio ambulante de água, que certamente a preços exorbitantes, não contrariando a lei da oferta e da procura.

       O Sudeste, quem diria, também começou a utilizar métodos de obtenção d’água nas caatingas do Nordeste brasileiro, que é o aproveitamento da água de chuvas desviando a água das calhas para um recipiente; no caso do Nordeste armazenam a água em cisternas de concreto; por aqui estão utilizando de tudo, baldes, tambores, caixas d’água, piscinas plásticas e outros.

     O legislativo da cidade de São Paulo acaba de criar uma lei que multa os cidadãos que forem flagrados lavando carros ou calçadas com água do sistema de abastecimento público, ou seja, água encanada; multa essa bem salgada, como a água do mar, nada menos que R$1.000,00 e com valor duplicado se for reincidente. Vamos ver o chefe do executivo, o prefeito, sancionará a lei !

      A grande verdade é que as autoridades estão com um grande desafio pela frente, que seria resolver essa crise hídrica, principalmente dos estados de São Paulo, Minas e do Rio de Janeiro. Projetos a curto, médio e longo prazo estão nas pautas das reuniões de autoridades e especialistas , tais como desvios de água com aquedutos quilométricos , dessalinização da água do mar, e até tratamento de esgotos para obtenção de água potável. 


      É incrível como assuntos atinentes à natureza são implacáveis, pois os estados da federação de maiores expressões econômicas e tecnológicas por consequência, do país que possui as maiores reservas d’água potável do mundo, poderia correr o risco de uma perspectiva de falta d’água tão expressiva quanto a essa que estamos vivenciando !

Nenhum comentário:

Postar um comentário