terça-feira, 5 de maio de 2015

O HOMEM - ESSE ANIMAL RACIONAL

                             O HOMEM - ESSE ANIMAL RACIONAL

 O homem usa cerca de 10% de sua capacidade cerebral e, o animal que mais utiliza seu cérebro é o golfinho, que usa cerca de 20%. Esse diferencial de 10% dos golfinhos já fazem que esses animais façam feitos admiráveis a ponto de serem utilizados até por marinhas militares.

Mas atendo-nos aos homens é de se imaginar que há um desperdício de 90% na sua capacidade pensante ; talvez uma bagatela de mais uns 20% aos 10% atuais já seriam de grande valia. Imaginemo-nos com uma potencialidade de 30% do nosso cérebro que maravilhas poderiam ocorrer !

Aproveito o ensejo para levantar uma barbárie que os homens, universalmente, cometem – os protestos em agrupamentos, tais como passeatas, reuniões em espaços públicos, e as consequências que por vezes ocorrem – saques, ações piromaníacas , apedrejamentos e violência física e até armamentistas.

Apesar de que a sociologia explica esses agrupamentos e até os classificam em “multidão – massa – público” e os ramificam como por exemplo Sociedade de Massas (os desejos dos seres humanos em consumir – instigados pela propaganda), não deixam de ser uma barbárie. A exemplo dos agrupamentos de animais em seu habitat natural para se defenderem de outros grupos estranhos aos seus, ou até mesmo o agrupamento de machos com suas fêmeas para se defenderem de outros machos...

Por que é preciso há séculos o uso desses meios para se reivindicar algo ou  protestar contra fatos ou atos que nos contrariam? São os mais antigos e usuais os agrupamentos de protesto de cunho político e mais contemporaneamente os sindicais.

Será que não conseguiremos descobrir outras formas de comunicação entre os grupos sociais, como os munícipes e os governantes de seus municípios, ou os cidadãos de uma nação e os seus governantes constituídos, ou os empregados grevistas e os seus patrões ? Se formos mensurar os enormes prejuízos materiais, físicos e de energias desperdiçadas por falta absoluta de um bom senso entre os homens, chegaríamos a conclusões assustadoras...

Se fizermos neste exato momento uma amostragem desses agrupamentos e outras atividades afins, a nível mundial, citaríamos :

. Os professores em greve nos estados do Paraná e São Paulo no Brasil. Vejam as barbáries que tem ocorrido.
. As manifestações antirracismo em Baltimore nos Estados Unidos , com violência extrema, saques, ações incendiárias a apenas uma hora da capital americana.
. Numa nação destruída, o Nepal, por ter sofrido um terremoto de proporções máximas na escala Richter , o povo saiu às ruas em Catmandu para protestar contra o seu governo por demora na prestação de socorro às vítimas...
. Os refugiados dos seus países que somam hoje 21 milhões de pessoas pelo mundo afora, especialmente os do norte da África com fugas de verdadeiros agrupamentos que fogem da morte certa pela fome ou pela violência em seus países de origem, superlotam embarcações clandestinas e se arriscam pelo Mediterrâneo para alcançar a Europa. Mas estão morrendo em naufrágios. Não há outra forma do mundo resolver problemas dessa natureza?

. As sociedades alternativas em voga no mundo do extremismo e fanatismo em nome do Islamismo, que estão se agrupando em territórios da Síria, Líbia e Iraque. Praticam assassinados em grupos que beiram ao genocídio para chamarem a atenção do mundo ocidental cristão.

Afora as ações dos agrupamentos o homem tem lançado mão de outra forma irracional de tentar fazer prevalecer seus objetivos – é disseminar o ódio pelas redes sociais, não deixa de qualquer forma de serem agrupamentos com formações de grupos com objetivos comuns navegando nas nuvens cibernéticas. A tática não é outra senão disseminar o ódio e instigar os confrontos em agrupamentos físicos. Ai nesse caso o leque de fatos e atos a se protestar e instigar o ódio já é maior, entra as torcidas organizadas do futebol, os partidos políticos, governantes e autoridades rechaçadas até de forma jocosa.

O fenômeno é antigo e universal – é uma mácula na personalidade humana, que em pleno 1º quarto do século XXI ainda faz uso desses meios tão irracionais de resolver seus anseios e necessidades. E, não adianta culparmos só os governantes ou donos do poder que estiverem na pauta, pois tanto os governantes e os outros arrolados são também homens. Os fatos e atos contraditórios estão, portanto, em seus genes.

Talvez a homem em sua evolução genética leve milhares ou bilhares de anos para aumentar o percentual de uso do seu cérebro e, passar a realmente agir como ser racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário