sexta-feira, 10 de julho de 2015

XADREZ -

Fórum dos Leitores
Estadão – 10 de maio de 2015

por Gilson Marcio Machado


                                                        XADREZ

O cenário político brasileiro está mais complicado que um jogo de xadrez para quem não conhece este jogo. O movimento das peças é matreiramente para dar o xeque-mate no adversário, ou seja, capturar o rei adversário ou fazer o adversário desistir, o que certifica a vitória de seu oponente - com raras exceções declaram-se o jogo empatado. Imaginemos Brasília como um enorme tabuleiro estendido no Planalto Central do País,

Dilma joga primeiro, portanto, com as pedras brancas, legitimada pelos eleitores; hoje pedem sua captura. Ora o jogador oponente, das pedras pretas, é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por vezes passa o jogo para Renan Calheiros, presidente do Senado, e por trás dos bastidores está sempre Lula como uma dama de companhia do rei - quem manda é a dama... O nível de complicações desse jogo dos poderes em Brasília chegou a tal ponto que Dilma não mais mexe as pedras, delegou ao seu vice, Michel Temer, essa função, além da tutela exercida por Lula; se bem que um tutor desses até eu dispensaria, traiçoeiro quando lhe põe um microfone nas mãos... Por vezes os peões do mesmo oponente se rebelam e racham seus partidos. Imaginem isso num universo de mais de 30 partidos dessa República Federativa do Brasil; vira uma verdadeira esbórnia.

 Os cidadãos, desde os que votaram em Dilma e obviamente aqueles que não votaram, querem sua saída do governo e a extinção, execração, aniquilamento do Partido dos Trabalhadores, que na realidade nada mais tem de conceito de trabalhador, e, sim de magnatas de colarinhos brancos, ricos investidores em latifúndios, imóveis a fazer inveja aos sheiks do petróleo, além de encherem os cofres em dólares e ouro nos bancos suíços e dos paraísos fiscais. Lula disse recentemente, aliás, ao fundo barulhento de um panelaço, que Dilma é uma mãezona. Na realidade, mãezona (deles, do PT) são a Petrobrás, o BNDES, os Correios, a CEF e o Banco do Brasil. Os brasileiros estão em xeque-mate, pois já não aguentam mais andar em tantas passeatas, carreatas, cavalgadas e se especializaram em fazer das panelas seu meio de comunicação e de protesto. E Dilma blefa no jogo: sorri e diz que está tudo bem e que isso é democracia, que ela ajudou a criar no País. E o PT vai à televisão e diz tantas inverdades que seus componentes imaginam, a começar pelo presidente de honra, Luiz Inácio Lula da Silva, que a população brasileira é formada por homens imbecis, para não dizer debiloides. Até quando?


Gilson Marcio Machado


São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário