domingo, 4 de outubro de 2015

A ARAPUCA POLÍTICA

                                      A ARAPUCA POLÍTICA 

Estamos atualmente dentro de uma autêntica arapuca. Para quem viveu sua infância no interior identifica arapuca como uma armadilha feita de galhos ou bambus secos para aprisionar pequenos animais desavisados, normalmente atraídos por alguma isca. Porém, conforme o dicionário Michaelis, também significa:

. “Negócio para iludir os incautos; conto-do-vigário”
. Por sua vez “incauto” significa: “ que não é cauto; sem cautela; crédulo, ingênuo; imprudente e aquele que não tem cautela. ”

É exatamente como me sinto com essa reformulação dos ministérios, incluindo, nessa falcatrua a redução de 8 ministérios, num universo de 39, o que praticamente nada significa.

É um arranjo descarado de unir forças no Congresso Nacional anti- impeachment da Presidenta. Pois junto a redução pífia dos ministérios veio também a reforma ministerial e o maior arranjo feito foi o de tirar o Mercadante da Casa Civil e substitui-lo pelo Jaques Wagner dantes da Defesa. Vontade absoluta de Lula, que tem afeto por Jaques e desafeto por Mercadante. De qualquer forma é sabido que essa reforma ministerial teve como objetivo principal angariar apoio a Dilma no Congresso e, sob a batuta de Lula, que tem interagido descaradamente atropelando a Presidenta para auto defender sua candidatura em 2018. Nesse aspecto temos uma Presidenta que passou a ser Ex e um Ex que passou a ser Presidente.

O Poder Executivo tem feito de tudo para desmoralizar o Presidente da Câmara, o terceiro na sucessão Presidencial no caso de vacância do Presidente e de seu Vice. As denúncias sobre ele fluem rapidamente como todas deveriam fluir, o que não ocorre, mas com Cunha a coisa anda rápido – é óbvio, pois está em suas mãos acatar um dos pedidos de impeachment e colocá-lo em votação.

A principal arapuca consiste no fato das interferências no poder por Lula que visa preservar o máximo possível de que possa do PT, para tentar voltar ao poder em 2018. E, por outro lado a oposição, principalmente o PSDB, deixa desmoralizar ao máximo possível a Presidenta e seu partido, mantendo-a no poder com a filosofia de quanto mais ficar pior para o PT e mais chances ao PSDB em 2018; porém, é pior para o Brasil também.


Que saudades de minha infância quando arapuca era algo para pegar pequenos animais ou aves (não se falava em IBAMA naquela época). Hoje a arapuca política está colocando em risco toda a economia nacional, incluindo a desvalorização ascendente do Real, aumento da inflação e do desemprego. Haja vista o rebaixamento da nota do pais nos órgãos mundiais de avaliações de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário