domingo, 22 de novembro de 2015

A CRIAÇÃO DEFEITUOSA

                                             A CRIAÇÃO DEFEITUOSA

“No princípio criou Deus o céu e a terra...E disse Deus: Haja luz; e houve luz...E disse Deus: Ajuntem-se as águas ...E chamou Deus à porção seca terra; e ao ajuntamento das águas chamou mares... E disse Deus: Produzam as águas abundantes répteis de alma vivente, e voem as aves...Produza a terra alma vivente ...gado...feras da terra...”
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou...”

Genesis 1: 1-31

Sem querer ser profano sintetizei a criação do mundo por Deus, conforme a Bíblia Sagrada, para chegar ao ponto “X” da pauta dessa crônica.  Deus também erra, aliás se o “homem à sua imagem” é uma prova circunstancial, mas é uma prova. Porque em dizê-lo é exatamente o fato do homem ser uma criação que deu defeito; e por esses mesmos defeitos a humanidade procura camuflar essa sua deficiência, da mesma forma que um dos répteis criado por Deus, o camaleão, também se camufla para esconder sua verdadeira couraça.

O homem quando pergunta ao seu semelhante “como vai?” não significa que ele queira saber, meramente trata-se de um cumprimento; o que é lamentável pois todo homem gostaria de ter alguém a quem pudesse explicar como vai, seus problemas, suas mágoas, suas alegrias, seus erros e acertos, enfim, o poço de problemas ou de alegrias, pior que o sem fundo de nossa atual política nacional.

O homem se reúne em família de forma ampla, como os irmãos, cunhados, sobrinhos, tios, pais e as respectivas proles somente em duas ocasiões: nos velório de um deles ou em algum casamento. Tirou daí, a maioria prefere distância, quanto maior melhor. Quando cruzam acidentalmente o desfecho é sempre o mesmo: “precisamos nos ver mais, talvez almoçarmos um dia desses” e, o campeão das expressões falsas, tipo me engana que eu gosto: a famosa “a gente se fala e combina” – pode esquecer se algum parente te disser isso, ou não seja falso em você dizê-la a algum parente.

No mundo dos negócios usa-se dizer: não há almoço de graça, para retratar o quão interesseiro o homem é – mostra-se cortês e amigo objetivando um retorno em benefício próprio. Por vezes ocorre até em família, pode observar, aliás é nato à criatura de Deus essa percepção, pois quando alguém se aproxima dando-lhe atenção, solícita, toda gentilezas, o homem logo desconfia: o que será que ele está querendo?
O homem gosta de monólogo e detesta diálogo, ou seja: adora falar e detesta ouvir, quando nem o faz, desconversa e sai de fininho. Há sempre uma dose de egocentrismo, de sovinismo, e de cinismo em cada homem. Sábio do homem que não gosta de falar e gosta de ouvir.

Quanto aos amigos, normalmente suprem nossas deficiências de necessidades de vangloriarmo-nos um sobre os outros. O homem adora ostentar sabedoria, poder, riqueza,  mulher bonita( o inverso também é verdadeiro ) , o carro do ano, o relógio de grife e, assim por diante – mas um  perde o outro quando este é inquirido a emprestar algum dinheiro... Interessante notar a vida social do homem, quando maior sucesso , especialmente nos negócios , maior o número de “amigos”, mas quando há eminência de falência nos negócios, o homem começa a perder os “amigos” e quando falido é automaticamente deletado do Facebook dos amigos e também de sua caixa de contatos de suas agendas digitais.

Não é ao acaso o ditado popular: “quem tem um amigo não morre pagão”, não morre pagão, não fica sem dinheiro, não fica sozinho, te escuta, te dá colo, bronca, briga contigo e em alguns momentos lhe dá regalias. É um amigo raro de se encontrar e muito menos de chegar a tê-lo – e, não se finja de ignorante, a amizade é recíproca; ninguém é amigo de alguém somente de uma parte. Falando nisso, faça uma pesquisa rápida, só poderia ser rápida mesmo, se tem algum amigo desses ou se é um amigo desses. Se encontrar, nessa pesquisa, um ou ser um de alguém, posso lhe assegurar que você é um homem de muita sorte na vida. Cachorros não valem, pois esses são todos amigos de seus donos.

É bom parar por aqui, já denegri demais a mim mesmo e aos meus semelhantes. Temos também nossas virtudes, mas como sempre elas não são notadas. Mas confirmo e reconfirmo todas essas impressões, principalmente nesses tempos modernos, onde a tecnologia passou a ser os melhores amigos, os inseparáveis smartphones, notebooks e tablete. O homem conseguiu inventar parafernálias que substituem a ele mesmo perante aos seus semelhantes; pois são caros aos nossos bolsos, mas amigos inseparáveis em todos momentos e situações; pois você os levam até quando usa sua toalete íntima.

Uma crônica de
Gilson Marcio Machado


Nota do autor: Qualquer semelhança com algum leitor é mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário