sábado, 12 de março de 2016

O CARISMO DE LUIZ INÁCIO DA SILVA


                        O CARISMO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA



           

Carisma é oriundo do grego khárisma, atos, graça, favor, benefício, e do latim charisma àtis: dom da natureza, graça divina (tem dois sentidos). No sentido teológico é um termo usado no Cristianismo, Catolicismo e Igrejas Evangélicas para indicar um dos diversos dons espirituais ou graças especiais concedidas pelo Espirito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus; e, no sentido laico a palavra é amplamente utilizada para definir a influência e fascinação por alguma pessoa e está ligado a forma da pessoa ser e agir. (* conforme Wikipédia na internet).

Lula é o exemplo típico do político carismático brasileiro, talvez o maior de todos os tempos. Além deste detalhe podemos afirmar que é o exemplo mais peculiar de um autodidata – todos sabemos que é semi-analfabeto e conseguiu chegar a Presidência da República absolutamente devido seu poder carismático de convencer, discursar e envolver. 

A política é um grande circo, onde  o picadeiro é o território do país e a plateia são os cidadãos desse país. E, Lula é expert, devido a esse carisma, em atuar nesse palco. Haja vista o acontecido em 04 de março de 2016 com êle e seus familiares : Pela primeira vez na história desse país, plagiando o próprio Lula, um ex-presidente da república foi conduzido a depor sob condução coercitiva, ou seja, ou ia pacificamente ou caso contrário iria à força, mesmo estando cercado por seguranças, prerrogativa que a Presidência da República lhe faculta. Foi ele e “carregou” contigo sua família e alguns amigos íntimos , aliás, até demais, pois são amigos acusados juntos de vários crimes no âmbito da 24º fase da Operação Lava Jato denominada Aletheia. Foi um dia de glória nacional, a imprensa deu destaque o dia todo, inclusive, a internacional, e o  povo sorria , certo  sorrisos “amarelos”, pois não acreditava no que estava ocorrendo, e vem a peculiar pergunta dos cidadãos desse país : Vai dar em uma grande pizza…?

Lula fez de sua desgraça um grande evento político, discursando ao seu estilo, na sede do Partido dos Trabalhadores – PT, em São Paulo. Se fez de vítima, se disse fortalecido devido o ocorrido e, insinuou que “cutucaram o cão com vara curta”. Um prato cheio para o delírio dos petistas e um motivo que se soma à agenda jurídica do Dr. Sergio Moro, para decretar sua prisão por estar atrapalhando as investigações em andamento, com discursos políticos como o feito.

Lula foi intimado a depor por vários motivos, além do triplex do Guarujá e do sítio em Atibaia, sendo alguns divulgados e já conhecidos. Eis alguns :

Procuradores da República dizem que surgiram “evidências que crimes o enriqueceram e fananciaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política”.

Segundo o Ministério Público Federal , “foi no executivo em Brasília e na cúpula do PT que se preparou, supervisionou e conduziu o esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. Para os procuradores, Lula sabia de tudo e se beneficiou também”.

Estão também sob investigação repasses feitos ao Instituto Lula e a empresa de palestras LILS, que pertecem ao  ex-presidente, pois já identificaram que entre 2011 e 2014 mais de R$ 20 milhões foi repassado ao instituto  pelas construtoras Camargo Corrêa, Odebrecht, Queiroz Galvão , OAS e Andrade Gutierrez. Nesse mesmo periodo houve  o repasse  por essas mesmas construtoras de R$10 milhões à LILS para palestras.

Adicionou-se  às investigações possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras.

A Presidente da República, Dilma Rousseff, teve um dia infernal, neste 04 de março, pois a revista “Isto É” trouxe uma bombastica reportagem sobre a delação premiada do  senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que comprometem diretamente Dilma e Lula e que fortalecem a oposição e dá mais munição a  ação de impeachment – não bastasse isso a PF- Polícia Federal executou a 24º fase da Operação Lava Jato Alethéia , que coincidentemente já estava programada, independente da reportagem e seus fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário