terça-feira, 19 de abril de 2016

UM DIA HISTÓRICO

                                               UM DIA HISTÓRICO


Madrugada do dia 17 de abril de 2016, que certamente passará aos anais da história do povo brasileiro. Estamos nesse exato momento escrevendo uma nova fase política, econômica e socialmente do nosso pais; estamos moldando, alinhavando e costurando os novos rumos, como um alfaiate produz um paletó ao melhor estilo italiano.
A situação é tão complexa que o mundo todo está com suas atenções voltadas ao Brasil, o gigante econômico do Cone Sul, que está vivendo sua maior crise republicana, da velha e nova república.

Sem aqui ter o objetivo de apontar culpados, a situação é bastante grave, vamos citar alguns fatos como se fosse uma foto desse exato momento em vários pontos do país:

- A Assembleia Legislativa Federal, ou popular Câmara Federal dos Deputados, está se preparando para hoje ainda votar se dá andamento ao Senado Federal do pedido de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff, de autoria dos juristas Miguel Reale Junior, Janaina Paschoal e de Hélio Bicudo, um dos criadores do PT – Partido dos Trabalhadores, que evoca as pedaladas fiscais do ano de 2014 apontadas pelo TCU –Tribunal de Contas da União.

- A mandatária presidente encontra-se em seu Palácio, o da Alvorada, e lá continuará, pelo menos por mais 6 meses, mesmo se o impeachment passar e exigir o seu afastamento do cargo por esse período que corresponde ao prazo previsto na constituição que o Senado Federal tem para julgar o pedido. Se em 180 dias o Senado não concluir a análise do pedido, Dilma volta a assumir suas funções até que haja a conclusão aceitação ou não. Ou se houver sua renúncia, a exemplo de Fernando Collor de Melo.

- O Vice-Presidente e ex-presidente do PMDB, Michel Temer, encontra-se treinando o seu discurso de posse, no seu Palácio, o Jaburu, em caso de aceitação pela Câmara do pedido de impeachment de Dilma; e, movimentação política e eventuais ataques dos defensores da presidente. No caso de a Câmara aceitar o pedido de impedimento, Dilma deverá continuar no cargo ainda por alguns dias até que o Senado Federal, mesmo com maioria simples, aceitar o pedido.  Nesse momento o Vice realmente assumi e começará a despachar do gabinete presidencial do Palácio do Planalto, mas sua residência oficial continuará sendo o Jaburu.

- O STF – Supremo Tribunal Federal encontra-se de plantão extraordinário, para julgar no ato qualquer tentativa de jogada jurídica, que aliás já ocorreu uma tentativa...

- O ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, encontra-se em um hotel em Brasília, onde esteve nos últimos dias fazendo as vezes da presidente atual.

- Construíram uma espécie de Muro da Vergonha, defronte à Esplanada dos Ministérios, que divide os a favor e os contra ao impeachment. Há vigílias por todas as principais cidades do país, também dos prós e dos contras, prevendo-se que a votação começará a tarde e se estenderá até altas horas da noite de hoje.  Há denúncias de que o PT esteja pagando uma espécie de diária, bem como lanches e locomoção aos sindicalistas e participantes dos sem-terra para engrossar a massa de participantes. A Polícia Rodoviária interceptou alguns ônibus que se dirigiam a Brasília com bolivianos que haviam sido patrocinados pelo PT nesse passeio “turístico”. A Polícia Federal deverá deportar os estrangeiros.

- O governo federal acusa a oposição e especialmente o PMDB de traidores e que estão praticando um golpe ao poder constitucionalmente eleito por de 54 milhões de cidadãos brasileiros. A oposição e favoráveis ao impedimento de Dilma acusam o governo do PT como quem   realmente praticou um golpe contra os brasileiros, quando mentiu durante   sua campanha, com promessas que nunca foram cumpridas, corrupção endêmica, desemprego, a volta da inflação e pior desempenho da economia que se tem notícias no nosso período republicano, o acentuado déficit público e as famosas pedaladas fiscais.

- O povo maciçamente saiu às ruas pedindo o impedimento de Dilma, do fim da corrupção, da prisão de Lula e no embalo reivindicatório surgem vários outros protestos, incluindo-se os já tradicionais panelaços e buzinaços pelo país afora. A frieza do governo em retorno a essas reivindicações é tamanha que levou a classe política brasileira ao descrédito total, que nos leva a crer   que mesmo havendo o impedimento de Dilma, deverá vir novas reinvindicações contra Michel Temer, aliás ambos, Dilma e Temer estão em julgamento no TSE - Tribunal Superior Eleitoral quanto as eleições que os elegeram.

Mesmo que haja mudanças no quadro com a volta da governabilidade do pais, a situação econômica deverá levar muito tempo para reagir, bem como o retorno da credibilidade do país junto aos órgãos mundiais de crédito.

A aurora se faz presente nesse momento do histórico dia 17 de abril de 2016, com promessas da maior de todas movimentações populares, como também conflitos de interesses, uns de cunho de brasilidade e outros por massas coordenadas por líderes, que em nome da pátria, usam-vos com interesses e objetivos próprios, que ao mínimo tem interesses políticos escusos e nada democráticos.

O crepúsculo do dia 17 de abril de 2016 chegou e a Câmara Federal começa a votação pessoal de cada um dos 505 deputados federais presentes. A votação somente terminou às 23:00 horas com 367 votos a favor do impedimento e 137 votos contra. O pedido de impedimento de Dilma Rousseff será encaminhado ao Senado Federal cujo procedimento demandará alguns dias e notificará à Presidente Dilma seu afastamento pelo período de 180 dias do seu mandato presidencial, período em que o Senado Federal julgara o seu impedimento.


A madrugada do dia 18 de abril chegou e o povo festeja, ainda, nas ruas do país todo. No Palácio do Planalto Dilma Rousseff dantes serena, durante o dia, amarga o fel da derrota bem nervosa e melancólica e, num canto do palácio Lula encontra-se intrigado e inconformado com o ocorrido e o não entendimento de algumas traições ocorridas, com alguns políticos com os quais negociou, e não foram poucos, haja vista a última edição do Diário Oficial da União onde se publica nomeações a cargos públicos e outras benesses mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário