domingo, 29 de maio de 2016

VAI FALTAR PRISÃO NO PAÍS


                                   VAI FALTAR PRISÃO NO PAÍS



Confesso que nesta semana que se findou, as notícias de corrupção foram tantas e, o universo dos corruptos é tão grande, que me perdi – já não sei mais quem é quem!

O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, gravou conversas que a imprensa teve acesso e divulgou, que comprometem quase todo o universo político em Brasília; foram telefonemas grampeados e gravações de conversas com Renan Calheiros e José Sarney.

O ex-deputado federal, Pedro Corrêa, em delação premiada, ajudou a “botar fogo no circo” declarando, inclusive, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o chefe da corrupção na Petrobras.

Se todos os corruptos denunciados e envolvidos no Petrolão e suas ramificações forem para cadeia, vai faltar cadeia. A situação está tão crítica que chego a pensar se conheço bem as pessoas a minha volta, meus vizinhos, meus amigos e parentes. Podem ter alguns envolvidos na Operação Lava Jato, pois segundo as delações premiadas comentadas em telefonemas grampeados, e notícias veiculadas na imprensa, na Revista Veja, nos jornais Estadão e Folha de São Paulo, na TV Globo e até pelas Redes Sociais não deverá sobrar ninguém em Brasília no seu meio político, além de vários empresários já presos e outros a serem, assim por diante.

Também nessa semana as denúncias chegaram nitida e nominalmente aos   grandes, como ao Lula, Dilma, Renan, Eduardo Cunha, Ministros do novo Ministério, Ex-Ministros do governo Lula e Dilma, como o Mercadante, o Jaques Wagner...

Têm políticos e empresários tão enrolados que deverão morrer na cadeia, pois fala-se em condenações que deverão atingir dezenas de anos e, algumas até quase centenárias, como se diz do que pode acontecer com Eduardo Cunha e o Renan Calheiros.

Agora, uma coisa é certa, para haver corrupção é preciso ter os corruptos e os corruptores; portanto, não adianta o meritíssimo Dr. Sérgio Moro botar todos os políticos corruptos na cadeia, se a cultura do povo brasileiro não mudar – não adianta criticar, cobrar, ir para as ruas, derrubar o governo e os cidadãos “sentarem em cima do rabo”; tem que haver mudança na cultura do povo sobre o assunto. Falo de todos nós, brasileiros, não podemos “molhar as mãos“ dos fiscais municipais, estaduais e federais, do guarda-de-trânsito, do funcionário que libera o alvará, comprar recibos de médicos, dentistas e outros que dão direito ao abatimento do Imposto de Renda, pedir notas fiscais de valores fictícios para lançar nas despesas de viagens reembolsáveis nas empresas em que se trabalha, comprar pagando ágio de cambistas, pagar por vagas em filas, receber benefícios sociais sem estar enquadrado nas condições de pobreza , receber salários sem trabalhar, fraudar sinistros para receber seguros – enfim , todas as vantagens ilícitas que os brasileiros estão acostumados com o tal “jeitinho brasileiro”, inclusive o costume  de querer levar vantagem em tudo.

Vamos ajudar a passar o país à limpo, começando por nós mesmos.



Uma crônica de

Gilson Marcio Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário