sábado, 17 de março de 2018

Morre Stephen Hawking


                      Hawking morre aos 76 anos





O astrofísico britânico Stephen Hawking, morreu nesta quarta-feira 14.03.18 aos 76 anos, vivendo 56 deles com expectativa de morte, devido a uma neuropatia denominada (ELA) -Esclerose Lateral Amiotrófica que se manifestou em sua adolescência. O segredo dessa conquista ele levou consigo – mas sempre dizia que não temia a morte, porém não teria pressa de que ela chegasse. A doença provocava uma degeneração física progressiva, provocando a perda do controle de seus músculos.

O físico era conhecido por ter superado as dificuldades de uma doença degenerativa e realizado um trabalho inovador que desvendou mistérios do universo, como os buracos negros e a relatividade. Foi autor de diversos livros científicos, entre eles "Uma Breve História do Tempo", que vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Conquistou tanta popularidade que sua opinião sobre qualquer tema era objeto de atenção, sendo uma de suas frases mais famosas:

“Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo, e sou muito grato por isso. ”  Mais duas frases interessantes, verdadeiros pensamentos de um autêntico gênio: 

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento. ”

“Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais. ”

Os meus 10 anos de doença de Parkinson tornam-se um passeio no Parque do Ibirapuera se comparados com a vida que esse gênio levou por 6 décadas sem o controle de seu corpo, sendo apenas um ser vivo vegetativo, numa cadeira de rodas especial, somente com sinais de vida em um cérebro diferenciado, e, em dado momento sem a fala, substituindo-a por um sistema de informática, que lhe permitia até a cantarolar. Contudo, teve uma vida que lhe permitiu constituir família, casando-se com Jane Wilde com quem viveu 30 anos e chegando a uma segunda esposa, Elaine Mason, antes sua enfermeira, com quem ficou por 11 anos.

Eu vi ao filme de sua vida, A teoria de tudo”, filme que rendeu o Oscar a Eddie Redmayne em 2015. Vale a pena assisti-lo.

Coincidências:

Ele nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942 -  coincidentemente o aniversário de 300 anos da morte do astrônomo e físico italiano  Galileu Galilei, condenado pela Igreja por ter dito que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário, como se acreditava na época.

Einstein: Hawking morreu em um dia simbólico para a ciência. Foi no dia 14 de março que nasceu Albert Einstein.

Além disso, o físico alemão morreu no ano em que completaria 76 anos, mesma idade que Hawking morreu.

O cientista deixa três filhos e três netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário